Banner juvino publicidade

Saúde

Política 10/11/2018 18:47 Fonte: Giro Central

Barco-hospital do governo de Rondônia está atendendo moradores do distrito de Surpresa

Surpresa é um distrito do município de Guarajá-Mirim com cerca de 850 habitantes. No local, não há policial nem civil nem militar. Há uma base do Idaron e do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

A energia elétrica no distrito de geradores e há lâmpadas luminárias na maioria dos postes. O posto de saúde no local é moderno e muito bem cuidado, com uma ambulância à disposição dos moradores, principalmente dos agricultores que moram fora do distrito e quando precisa de atendimento médico, o veículo é acionado. Essa é a 11ª missão do barco-hospital chamado de Walter Bártolo, porém o nome correto é Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo

No distrito de Surpresa, construiu uma casa para morar e nesta matéria é possível vê-la, porém está um pouco abandada. Walter Bártolo veio a óbito no dia 22 de novembro de 2012, exatamente no dia do músico e do aniversário de Ji-Paraná. Ele era um excelente músico, pois tocava violão, acordeom e piano muito bem, além de cantar e compor. Foi o último administrador da Vila de Rondônia e o primeiro prefeito de Ji Paraná (morreu no dia que Ji Paraná completou 35 anos).

Nascido no dia 3 de julho de 1927, filho da dona Labibe Bártolo e do seu Carola. Walter foi criado no meio cultural, pois seus pais eram os principais artistas na época do Cine Teatro Fenix e do Clube Internacional. Muito antes de implantar o município de Ji-Paraná, Walter fez muita coisa em prol do desenvolvimento do Território Federal do Guaporé, hoje Estado de Rondônia. Foi ele que, na década de 1950, foi designado para trans portar os Bois Búfalos da Ilha do Marajó (PA), para Porto Velho e logo depois para a Fazenda Pau D’Óleo no Vale do Guaporé, quando tomou conhecimento do festejo do Divino Espírito Santo tornando-se seu maior e mais importante divulgador.

A festa acontece na região há mais de 100 anos. De volta para Porto Velho, criou a Boate Seresteiro que ficava no Bairro Santa Bárbara. No início, o local era o principal ponto de encontro da chamada “alta” sociedade de Porto Velho.

Por muitos anos foi o administrador do Patronato de Menores (PAMOS), que funcionava no KM 25, na BR 364 e ali compôs a famosa música “ABC”, que faz parte do LP “Brasil Desconhecido”.

A música “Brasil Desconhecido” em cuja letra Walter convida os brasileiros a conhecer a Amazônia; “Vem conhece o Rio Amazonas, a força de suas águas...” foi cantada no ritmo de samba enredo em fevereiro de 1975 quando Porto Velho foi a cidade encarregada de fazer a troca da Bandeira Brasileira que fica na Praça dos Três Poderes em Brasília. Na política, Walter Bártolo, além de prefeito eleito de Ji Paraná, foi deputado estadual constituinte e secretário estadual nos governos Jerônimo Santana e de Valdir Raupp.

Na música, além de ter sido o primeiro rondoniense a gravar um disco (LP com 12 composições de sua autoria), é o autor do Hino de JI Paraná. Daí a homenagem da missão a esse grande homem público que dedicou toda a sua vida em favor do povo do Estado de Rondônia, em especial aos moradores próximos do Rio Guaporé.

O barco-hospital saiu de Guarajá-Mirim no dia 29 de outubro e já no dia seguinte estava atendendo a Aldeia de Deolinda. No dia seguinte, foi a vez da Aldeia de Barraquilla. Nos dias 1, 2 e 3 de novembro, a Aldeia de Sotério teve a felicidade de receber o atendimento do barco. Nos dias 5 e 6 de novembro, a comunidade indígena chamada de Ricardo Franco foi contemplada pelos serviços hospitalares e no dia 7 foi a vez do pessoal da Aldeia Baía das Onças, estas às margens do Rio Guaporé.

Logo após o atendimento na Aldeia Baía das Onças, o barco desceu ao encontro dos Rios Guaporé e Mamoré, já no distrito de Surpresa, onde ficará até amanhã, dia 11, domingo, e, em seguida, volta para a cidade de Guajará-Mirim.

Os serviços atendidos pelo barco são: médico-clínico-cardiologia; enfermeira; emergência; curativos; odontologia (um odontopediatria e um cirurgião-dentista; assistente social; realização de exames; eletrocardiograma; preventivo; pré-Natal; exames laboratoriais (urina, fezes, sangue, teste rápido para hepatite, HIV e gravidez.

Na área social, são realizados os serviços de emissão de CPF; emissão de carteira de trabalho e segunda via de documentos.

A coordenadora das ações do barco-hospital é a profissional Alessandra Maria Costa Conceição e questionada sobre a possibilidade da missão chegar até Costa Marques, a mesma nos informou que tudo vai depender do novo governo que tomará posse no dia 01 de janeiro de 2019, pois coincidirá exatamente com o Rio Guaporé totalmente navegável, devido às chuvas que estão caindo todo o Estado de Rondônia.

Matéria feita por Thiago Patrick Chaves - Especial para o portal Girocentral


Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo